segunda-feira, 26 de julho de 2010

Heróis de Verdade


Madre Teresa de Calcutá é uma pessoa por quem eu tenho profundo respeito. Não sou católica, mas qualquer pessoa, independente da fé que professe, que tenha seus atos sedimentados pelo amor ao próximo é digna de minha admiração.

Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1979, Madre Teresa dedicou sua vida aos pobres e oprimidos. Revestida de humildade, todos seus gestos exalavam amor. Falou de paz tanto para os mais simples, como para grandes chefes de Estado. E todos, sem exceção, lhe davam crédito. Era a expressão da paz, candura, da esperança.

Após sua morte, algumas cartas, escritas no decorrer de sua vida foram divulgadas. O teor são as angústias, questionamentos e várias porquês sem respostas que a freira, numa espécie de terapia, fez para outros religiosos, mostrando em cada linha o quanto é parecida com qualquer um de nós.

Saber que essa mulher, por quem tenho tanta admiração também teve suas dúvidas, fez-me um bem enorme. Pois quero admirar pessoas que caem, mas se levantam. Que se questionam, mas têm a fé, que não é destituída por uma suposição. Gente que sente medo, mas também reconhece que precisa de coragem para dar mais um passo. Que mesmo sem força, não tem vergonha de pedir ajuda.

E assim como Madre Teresa, olho para tantas outras pessoas, que lutam a cada dia, que são afligidas por muitas dúvidas, e que mesmo sem encontrar respostas plausíveis, não desistem, continuam lutando, acreditando em Deus.

Pois, tem dias que o sol está brilhando, o céu sem nenhum prenúncio de tempestade, no entanto, o nosso ser está inquieto, prestes a entrar em erupção. Uma sucessão de interrogações povoa a mente, um medo horripilante nos paralisa, nos cega e não nos deixa ver nada além do que incertezas.

O fato de nos sentirmos tristes em um dia, de querer jogar tudo para o alto, não nos faz melhor, nem pior do que ninguém, nos faz sim, reconhecer que somos humanos.

Os heróis também sentem medo. Antes de receberem uma faixa, uma medalha, subirem ao podium, tiveram que ultrapassar barreiras, derramar muitas lágrimas e ter sua alma corroída pela angústia.

Portanto, as crises existenciais e os medos fazem parte da jornada.

Os seus obstáculos interiores serão bem maiores do que os reais. Por isso, não desista. Cabe a quem quer vencer, dominar os sentimentos negativos e caminhar rumo a realização de seus sonhos.

Elliana Garcia

9 comentários:

  1. Uau sem palavras muito do que sinto no meu dia a dia está expressado no seu maravilhoso texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Estou de boca aberta, sem achar as palavras para descrever o que este texto representa. Um lindo e maravilho texto. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Lilli, você tem umas percepções da vida que me deixa emocionado. Amo os seus textos.

    ResponderExcluir
  4. Vou me calar em todos os idiomas,sem palavras... vc é Bárbara.Deus te deu um lindo dom, e graças a Deus vc o usa e não deixa engavetado como muitas pessoas fazem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Uau...Emocionada...com sua Palavras..Lindo e maravilhoso texto...

    ResponderExcluir
  6. Seus textos são emocionantes Lilli. Tocam meu coração.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto..vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou seu leitor ha muitos anos já. A cada dia você escreve melhor. Leio suas entrevistas no Arca Universal e seu estilo de escrever é único Elliana. Parabéns!!! Essa é a primeira de muitas vezes que irei te escrever.

    ResponderExcluir
  9. Elliana amada, amo as suas matérias no Arca Universal. Você escreve com o coração mesmo. Amo o seu jeito. muitos beijos, sou sua fan.

    ResponderExcluir