domingo, 17 de outubro de 2010

Desabrochando Pra Vida


"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores". (Cora Coralina)



Tenho flores na sacada do meu quarto. Na correria do dia-a-dia, deixei -as sem o devido cuidado. Uma delas, que dias antes estivera tão florida, se transformou em um pedaço de galho seco. Podei, fiz de tudo para que renascesse e nada. Cortei toda a planta e deixei o vaso num canto para reutilizá-lo. Alguns dias depois sem nenhuma explicação, uma flor desabrochou no meio daquele vaso. Não havia galhos, folhas, nada! Apenas uma flor pequenina dando o ar de sua graça.

Muitas vezes também achamos que chegamos ao fim. Que não há mais nada a ser feito. Deixamos murchar a alegria de viver e passamos um longo tempo como um galho seco, só ocupando espaço, sem dar flores ou frutos. Mas a própria natureza nos mostra que é preciso renascer.

É no meio das frustrações que devemos aguçar a esperança e é regando essa esperança, que teremos uma nova oportunidade para reescrever a nossa história.

A vida é um eterno recomeçar. Ou recomeçamos, ou nos enterramos vivos. Portanto, sempre é tempo de caminhar e acreditar em dias melhores.

Mesmo que no percurso tenhamos que podar os nossos sonhos pela raiz, isso não impede que novos brotos possam aparecer ou que possamos plantar novas sementes.

Viver é ir além. É acreditar sempre. Mesmo que tenhamos que ir a poente, onde tudo finda, possamos levar a aurora do renascimento, da certeza de que não dá pra ficar vendo a vida passar, é preciso seguir em frente, sem jamais pensar em desistir.

Elliana Garcia

domingo, 10 de outubro de 2010

Agradeça Mais

"O sentimento de gratidão é precioso demais". Essa frase que uma amiga me mandou me fez repensar se tenho realmente agradecido a Deus pelas conquistas, ou me detido apenas nos pedregulhos que surgem no meu caminho.

Quando falo de gratidão, uma imagem vem a minha mente.

De um amigo que tenho. Foi amor à primeira vista. A partir daí, começamos a nos falar, conversar, conhecer a vida um do outro, partilhar sonhos, estreitar a amizade e um carinho que só crescia.

No meio de um vendaval que passou pela minha vida, pude ouvir a sua voz e sua mão sendo estendida quando eu mais precisava de socorro. Disse-lhe obrigado por várias vezes, mas meu coração ainda ansiava dizer-lhe mais.

Uma vez, fui acompanhá-lo a um programa de tv e alguns minutos antes dele entrar no ar, olhei em seus olhos e disse-lhe: "quero te agradecer imensamente por ter me ajudado quando eu estava precisando. Para algumas pessoas nós devemos favor, para outras, gratidão".

Estávamos sentados lado a lado e pude sentir sua mãe apertar fortemente a minha e os seus olhos marejados de lágrimas disse-me: Você pode contar comigo sempre.

Não há palavras que possam expressar essa gratidão, esse amor, esse carinho que tenho por esse amigo.

O seu gesto de solidariedade só veio certificar o que já sei, que amigos a gente só conhece no momento da adversidade.

Por isso, levo em conta uma frase de Brian Dyson, ex- presidente da Coca-Cola que diz. “Apeguem-se às coisas que são queridas ao seu coração (entre elas os amigos). Sem elas a vida carece de sentido”.

E a minha tem uma cor especial, pois com amigos assim, que tem o dom de provocar reflexão e entusiasmo a minha vida e através de suas palavras, de sua arte e amizade, tenho reavivado a minha energia interior.

Há pessoas que passam pela nossa vida deixando marcas tão positivas que jamais iremos esquecer. E esse amigo é uma dessas pessoas inesquecíveis.

Por isso, agradeça sempre, agradeça mais,  por tudo e  principalmente pelos amigos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Viva o Presente


Tem muitas pessoas que se agarram ao passado. Outras vivem a imaginar um futuro povoado de incertezas, inseguranças, que deixa os nervos á flor da pele e o coração num turbilhão.

Figurativamente os nossos sentimentos estão ligados ao coração, mas claro que o que sentimos ou pensamos provém do cérebro. Costumo utilizar a seguinte figuração. Se a nossa cabeça está acima do nosso coração é por que devemos ter total controle sobre o que sentimos.

Mas o que tenho visto infelizmente, são pessoas trocando os pés pelas mãos literalmente falando, dançando um samba do crioulo doido em termos de emoções. Ou se apegam demais ao passado, ou se atém muito ao futuro e esquecem de viver o presente, que não poderia ter outro nome senão esse: PRESENTE.

E se é presente é para nos orgulharmos dele, é para vivermos intensamente, da melhor forma possível.

Viver pensando demais no amanhã e esquecer do "hoje" faz o coração vibrar no ritmo da ansiedade e só faz mal.

 Evite antecipar os fatos, deixe-os acontecerem naturalmente. Dê tempo às coisas e, principalmente, tempo à você.

O mundo não pára enquanto ficamos nos imaginando o pior dos seres, ou mentalizando coisas que jamais acontecerão.

Infelizmente, muitas pessoas estão reclusas, presas por seus complexos, aprisionadas por suas ansiedades e dessa forma deixam de vivenciar a etapa mais importante de suas vidas.
O Agora!
O presente!
O Hoje!
 Este Momento!



Elliana Garcia