segunda-feira, 26 de julho de 2010

Encontrando motivos para sorrir

Estava fazendo um curso e conheci uma garota, que para alguns, poderia ser classificada como azarada, pois tudo de ruim acontecia com ela. Mas confesso, que era maravilhoso esperar o intervalo para ouvir suas histórias. E o que me chamava à atenção na verdade, era a forma como ela encarava as situações adversas.Um dia ela me contou, que fora dar um simples passeio com uma amiga e quando percebeu, estava dentro de um buraco.Embora não tenha ficado gravemente machucada, precisou da ajuda dos bombeiros para sair de lá. Ela contava o ocorrido com tanta graça, que era impossível não rir também.

Essa colega me disse também, que enquanto estava naquele buraco ouvia a voz da amiga pedindo para ter calma, que em poucos instantes ela sairia dali. E em meio aquela situação, as duas começaram a rir e o tempo de espera pelo resgate, embora fosse de desconforto e angústia, se tornou também num motivo de piada. “A minha única alternativa era olhar para cima e esperar. Não adiantava ficar chorando, pois eu poderia me machucar, perderia as forças, passaria mal e no final ainda teria um trauma terrível. Resolvi encarar tudo com bom humor”, disse-me.

Quantas vezes estamos felizes, andando pelas calçadas da vida e quando percebemos, parece que fomos engolidos por um buraco? Sair ileso vai depender de como encaramos o que nos acontece.

Os fracos sentam, abaixam a cabeça, choram, culpam a vida por tudo e só vêem o fim. Já os guerreiros, olham para cima e agradecem aos céus, pois enxergam oportunidades para testarem seus limites. E você, como encara os momentos em que parece que uma cratera se abriu diante dos seus pés?

Por mais que estejamos no fundo do poço das incertezas, o sorriso ainda é um antídoto valioso para seguir a vida com graça. Só tendo pensamentos positivos, acreditando, olhando para o alto é que teremos êxito. É de onde vem a nossa força, o nosso combustível para ir além.

Outra lição maravilhosa é de quanto os amigos são essenciais em nossas vidas. Eles podem ser o elo que nos liga a um salvador, podem acionar o botão da emergência quando precisamos. Podem até não impedir que caiamos em um buraco, mas estarão ao nosso lado esperando o socorro chegar.

Os amigos têm o poder também de nos confortar nos momentos tristes. De nos fazer sorrir, mesmo quando o que queremos é só chorar. E de nos dirigir uma palavra de ânimo e que acalme o nosso coração.

A forma como encaramos as adversidades faz toda a diferença. Tirar lições do que nos acontece é imprescindível para que tenhamos uma vida sem traumas.

Seja em qualquer situação, o que importa é acreditar. Deixar murchar em nosso ser a alegria de um novo amanhecer é viver uma vida sem sentido.

Por isso, encare os momentos turbulentos com bom humor. Fortaleça seu interior, arquive pensamentos positivos, encha seu ser de fé e quando precisar busque esses recursos de motivação dentro de si. Pois a esperança nos anima, nos dá vigor para continuar em direção a outras conquistas. E mesmo que no meio do caminho você porventura caia em um buraco, terá forças para sair de lá e enquanto caminha, ainda encontrará motivos para sorrir.

Elliana Garcia

3 comentários:

  1. Amiga, vc sabe sempre quando escrever as coisas nas horas certas, viu??? Ameiiii!

    ResponderExcluir
  2. Eita mulher que escreve bem.

    ResponderExcluir
  3. Tia amo tudo que vc escreve sou sua maior fâ beijos Natasha Paula

    ResponderExcluir