quinta-feira, 22 de julho de 2010

Quando os ipês florescem

O Ipê é uma das mais conhecidas árvores brasileiras e possui além da fama, uma beleza rara e exótica. De cores variadas, desde o branco matiz, ao amarelo ouro, floresce de norte a sul do país. Suas primeiras flores brotam em abril, no pico do outono e quando o inverno cede o lugar para  a chegada da primavera, seus galhos floridos, ainda estão colorindo as ruas, praças e jardins.

A exuberância do Ipê quando começa a florescer, encanta a minha alma. O fato de começarem a brotar quando todas as árvores estão sendo desfolhadas (no outono), também me leva as reflexões das mais profundas.

No frio do inverno quando queremos nos recolher, nos abrigar de qualquer vento ou frieza é que ele majestosamente aguenta os olhares de indiferença e continua enfeitando o mundo, nos provando que vale a pena arriscar, andar na contramão da história, fazer o que ninguém tem coragem.

E na nossa vida, mesmo que as estações estejam desfavoráveis, mesmo que digam que tudo será em vão, ainda assim, podemos lutar e iluminar o mundo de cor e luz. Ainda que poucos olhos e corações poéticos vejam nosso esforço.

Mesmo no frio cortante, com a maioria das árvores adormecidas, o ipê dá um ar primaveril a essa estação. Contrariando a tudo e a todos, suas flores desabrocham na seca. Portanto, mesmo na aridez de nossas vidas é possível deixar desabrochar algo de bom.

O que me fez escrever sobre os ipês foi avistar uma árvore repleta de flores e no dia seguinte olhar e ver essas mesmas flores cobrindo o chão, como se fosse um imenso tapete. E o que parecia tão triste tornou-se espetáculo.

Nós também temos os nossos ciclos. Um dia estamos cheios de flores e beleza, em outro somos desfolhados pelo vento. Mas a vida segue e depois voltamos ao ritmo do universo, voltamos à vida. 
E quando avistar um ipê, lembre-se disso. É hora de deixar renascer seus sonhos.


Elliana Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário